Dra. Gisele Costa Maffei

Postura, Esporte e Odontologia

No caso do esportista, desvios da posição da mandíbula podem alterar a postura geral e por consequência, atrapalhar o desempenho.

Você sabia que os desvios posturais podem impedir um atleta de alcançar o seu desempenho máximo? E que um desses problemas na postura pode estar associado à arcada dentária, por meio da oclusão?

A oclusão dentária é o encaixe dos dentes que precisam estar posicionados de forma que não haja nenhum desvio mandibular. Estudos apontam que a má oclusão pode levar à alteração das funções orais e interferir no controle postural.

Isso significa que a odontologia, juntamente com outras especialidades como: fisioterapia, podologia, oftalmologia, fonoaudiologia, ortóptica, e clínica geral desempenham um papel fundamental nos tratamentos relacionados à Posturologia. O profissional irá atuar na prevenção e no tratamento de inúmeras doenças que estão associadas aos diferentes desequilíbrios posturais, de forma a se trabalhar na causa, não apenas nos sintomas.

Existem vários captores responsáveis pelo equilíbrio. Além dos olhos e dos pés, também a pele, e os dentes. E por meio desses captores são enviadas informações para os sistemas que ajudam a manter o equilíbrio. Algumas vezes esses captores desregulam e com uma análise precisa é possível entender onde estão os problemas.

E a partir desses desvios dentro da boca, o corpo cria compensações, que podem provocar alguns tipos de lesões nos músculos e articulações. A Posturologia é um método revolucionário para melhorar a performance de praticantes do esporte em diferentes modalidades.

O dentista que assiste a um atleta, seja ele profissional ou amador, deve ter os conhecimentos específicos para realizar a análise precisa e identificar o problema. Assim que o desequilíbrio é constatado dá-se início o trabalho de correção. O foco é identificar e tratar primeiramente a causa das desarmonias posturais. Nesta etapa fica claro por qual área deve-se começar o tratamento, se pelo dentista ou o fisioterapeuta, o oftalmologista, etc.

O uso de dispositivos reposicionadores mandibulares, restaurações e alinhadores ortodônticos, atualmente, são algumas das formas de tratamento mais utilizadas para corrigir desequilíbrios posturais ligados a oclusão.