Odontologia Preventiva

Saúde Oral

Saúde Oral

Com o avanço da tecnologia e o aumento da preocupação com a qualidade de vida e a manutenção da saúde veio a confirmar que a Odontologia Preventiva é uma das principais áreas da Odontologia Atual. A manutenção da Saúde Oral com um periodonto saudável, dentes sem lesão cariosa e corrigidos ortodonticamente são fundamentais para o funcionamento do corpo humano.


Estes fatos são confirmados através de estudos que comprovam que uma bactéria presente em uma gengiva inflamada pode ser encontrada em endocardite bacterianas e a correção ou alinhamento dos dentes podem favorecer a capacidade muscular e funcional de atletas. Estes são apenas alguns exemplos de como a prevenção e a manutenção de uma boca saudável podem ser importante em nossa vida.

Cuidados com a escova
Qual é a escova ideal para cada paciente?
Escovas que oferecem múltiplas funções normalmente não cumprem o que prometem. Segundo a American Dental Association (ADA), entre as características para uma escova ser considerada como de boa qualidade estão: cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas e de nylon, tufos com o mesmo comprimento, grande número de tufos e cerdas, leveza, impermeável à umidade, de fácil limpeza, de fácil manipulação, durabilidade e ainda ter um design agradável. Recomendo que elas devem ser extremamente macias, com diâmetro muito pequeno em com cerdas em grande quantidade, de preferência com mais de 5 mil delas.

Dicas para a limpeza e armazenamento das escovas
Após a realização da higiene oral, a escova deve ser armazenada levando em consideração os seguintes cuidados: antes de se iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão; após o término da escovação, todas as superfícies da escova devem se lavadas de preferência com água corrente aquecida; deve-se remover o excesso de água da escova; é importante a aplicação em gotas de algum antisséptico bucal, preferencialmente à base de clorexidina 0,12%, normalmente utilizado para bochechos; colocar o protetor de cabeça na escova que deve ter a sua parte interna também embebida pela solução antisséptica; a escova pode ser guardada dentro do armário fechado do banheiro, evitando encostar uma escova na outra; antes da próxima escovação, a escova dever ser novamente muito bem lavada e enxaguada em água corrente para a remoção dos resíduos.

Saiba mais

Quer saber mais sobre o que a odontologia estética pode fazer por você? Deixe seu e-mail no campo abaixo que a Topmaster enviará um material especialmente feito para ajuda-lo a conhecer todos os recursos e as mais diversas técnicas disponíveis para atender suas necessidades.