Dra. Gisele Costa Maffei

Odontologia e performance

Alguns esportes exigem rapidez, força e resistência. Outros exigem concentração e equilíbrio.

Porém para todos os esportes uma coisa é certa- uma atenção multidisciplinar trás mais benefícios para a saúde geral auxiliando direitamente no alcance e manutenção de melhores resultados. O alto desempenho depende de o atleta estar em sua plena forma de saúde.

A saúde bucal é importante para saúde geral, bem estar e qualidade de vida. A contribuição da saúde bucal para o esporte tem sido amplamente estudada e desenvolvida. Mecanismos como dor, efeitos na alimentação, processos inflamatórios, e impactos psicológicos devem ser avaliados e tratados. A “Odontologia especializada no Esporte se desenvolveu a partir da necessidade desse olhar especifico para o indivíduo que pratica esporte, seja ele profissional ou amador, criança, adulto ou senior.

A Odontologia do Esporte vai muito além dos traumas durante treinos e campeonatos. Fatores como dieta, qualidade de sono, bruxismo, articulação temporomandibular (ATM), oclusão dentária e respiração são levados em consideração. Também oferece mecanismos de proteção para o atleta durante a prática esportiva. E apresenta como grande diferencial, a prevenção de lesões e a melhoria no rendimento esportivo, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas e relacionando com a modalidade que ele pratica.

 

Gisele Costa Maffei é dentista especialista em Prótese e em Odontologia Estética, diretora clínica da Topmaster Odontologia Esportiva – clínica multidisciplinar especializada no atendimento do atleta, e diplomada pela FIFA Medical Centre of Excellence. Pratica musculação, indoor cycling, e circuito funcional.